“Vamos caminhar juntos. Itabuna precisa ampliar parcerias com a Universidade em vários setores da Administração pública, principalmente para colocar para funcionar projetos e serviços da Prefeitura que estão parados ou funcionam mal”. A afirmação foi feita na manhã desta segunda-feira, 9, pelo candidato a prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), ao final de audiência com a reitora Joana Angélica Guimarães da Luz no dia em que a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) comemora cinco anos da aula inaugural.
Durante o encontro, Augusto Castro falou dos projetos que pretende desenvolver, se eleito, além
de fazer um relato sobre a campanha quando vem apresentando aos eleitores temas do Plano de Governo. “Sabemos dos desafios. Vamos trabalhar firmemente para que a cidade retome o status de polo de comércio e de serviços e gere empregos na região sul do Estado. Nos últimos anos Itabuna sofreu muito desgaste. Precisamos melhorar o desempenho dos programas sociais e os serviços de assistência social, educação, saúde e saneamento”, disse o candidato.
“Se o povo nos garantir o mandato de prefeito, vamos precisar melhorar a interlocução com as universidades federal e estadual e as faculdades na execução do nosso projeto em favor da população”, reafirmou o candidato da Coligação Mudar Para Fazer. Augusto disse à reitora que mantém apoios em Brasília e Salvador na sua luta para que a Prefeitura de Itabuna passe a prestar bons serviços às pessoas. “Contamos com importantes apoios, inclusive no Congresso Nacional”, sintetizou.
A reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, anunciou novos curso no próximo ano em Ciências Agroflorestais – Engenharia Florestal e Engenharia Agrícola e Ambiental – para o campus Jorge Amado. Além disso, assegurou que a Reitoria passará a funcionar no antigo prédio do Fórum Rui Barbosa, que passa por reformas, no centro de Itabuna, e que, até meados de 2021, serão concluídas a primeira etapa das obras da sede da UFSB, com pavilhão de aulas na área norte da cidade, próximo ao Bairro Nova Califórnia, limítrofe à sede regional da Ceplac.
No próximo ano, a Universidade Federal do Sul da Bahia também ganhará três laboratórios na área molecular, ampliando os estudos e enfrentamento do covid-19. Segundo a Reitoria, a Universidade tem como modelo a ênfase nos bacharelados interdisciplinares e cursos profissionais de segundo ciclo nos campi de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Outra novidade são os colégios universitários (Cuni) que funcionam por meio de convênio com o governo estadual.
Atualmente, a UFSB tem quatro mil alunos matriculados. Os primeiros alunos foram selecionados por nota da edição 2013 do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As primeiras 720 vagas dos bacharelados interdisciplinares foram distribuídas pelas áreas de Humanidades, Saúde, Artes e Ciências. Logo cedo, Augusto Castro visitou a Indústria de Alimentos Padin, no Bairro de Ferradas. Na parte da tarde, o candidato visitou ruas e famílias do Bairro Banco Raso.