O reitor Alessandro Fernandes de Santana assinou, nesta sexta-feira (23), um Acordo de Cooperação Técnica Cientifica entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) com a Associação Agrícola do Projeto de Assentamento Frei Vantuyr, situado no bairro Banco da Vitória, na Rodovia Jorge Amado.
O ato contou com as presenças da presidente da Associação, Maisa Fontana Amaral Silva, do pró-reitor de Extensão (Proex/Uesc), professor Neurivaldo José de Guzzi Filho, professores da Instituição e representantes dos produtores assentados. A assinatura do convênio foi realizada na sala de reuniões da Reitoria.
O objetivo é a elaboração de atividades de pesquisa e extensão, capacitações, realização de seminários, encontros acadêmicos e programas especiais de curta duração. Além de desenvolvimento de atividade de intercambio técnico cientifico e a realização de treinamentos oferecidos, por ambos participes.
Visa também, gerar oportunidades para realização de programas de aprimoramento de pessoal, beneficiamento de produtos da agricultura familiar através do uso do Projeto de Extensão Programa Agroindústria da Uesc, fabricação de frutas desidratadas para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de outras atividades julgada de interesse comum.
O reitor Alessandro Fernandes de Santana lembrou que “cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil são fruto da agricultura familiar. Essa aproximação entre agricultura familiar e universidade trará impactos positivos. A Uesc já desenvolve atividades semelhantes com outros assentamentos, a exemplo do Terra A Vista, em Arataca. Esse convênio vai possibilitar adequação dos arranjos produtivos do Frei Vantuyr, gerar mais possibilidades para os produtores e espaço para transferência do conhecimento acumulado pela Academia. Esse é o papel da Universidade, transferir conhecimento através dos seus programas de pesquisa e extensão” concluiu