Assinado acordo para compensação ambiental após supressão das árvores derrubadas na BA 001

Desde o dia 17 de Novembro de 2020, a justiça mandou parar podas e retiradas de árvores nas obras de duplicação de BA-001, bem como em obras de acesso viário Ponte Jorge Amado, atendendo a Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa por dano ambiental impetrada no dia 08/09/2020 por duas organizações integrantes do Coletivo Preserva Ilhéus, o Instituto Nossa Ilhéus e o Instituto Floresta Viva, para que se suspendesse em caráter de urgência todo e qualquer corte e/ou poda de árvores na Avenida Soares Lopes e em todo o perímetro urbano da cidade de Ilhéus
O acordo se refere a supressão de mais de 200 árvores, durante as obras de duplicação da BA 001 no trecho Opaba/CEPLUS, Zona Sul de Ilhéus, que foi incluída na Ação Civil Pública que já era movida pelas entidades contra a derrubada de árvores da Avenida Soares Lopes em Julho de 2020. Nele, o município e a Mazza se comprometem a plantar mudas, instalar sistema de irrigação, fiscalizar e manter o relacionamento com a comunidade.

O Instituto Floresta Viva e o Instituto Nossa Ilhéus, representantes do Coletivo Preserva Ilhéus, assinaram hoje 28 de Janeiro de 2021 um acordo parcial com o município de Ilhéus e a Mazza Engenharia Ltda. O documento foi encaminhado a Juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, Dra. Carine Nassri da Silva para homologação judicial.