Mesmo durante todo o período em que ficou sem receber jogos, o “tapete” da Arena teve sua manutenção continuada e está pronto para voltar a ser palco de grandes emoções.
Mais uma vez a Arena Fonte Nova comprova que é um equipamento multiuso e muito ágil. Mesmo ainda mantendo parte da estrutura do Hospital de Campanha em stand by e poucos dias após a alta do último paciente, no próximo dia 05 de novembro, irá receber a partida entre o E. C. Bahia e o Melgar, do Peru, válida pela 2ª fase da Copa Sul-Americana. Isso está sendo possível graças ao trabalho da equipe da Arena que, mesmo durante o tempo em que ficou sem sediar jogos de futebol devido a pandemia do novo Coronavírus, não descuidou da manutenção das suas instalações, em especial do gramado. “O cronograma de manutenção foi executado à risca, cumprindo todos os protocolos de segurança para a proteção dos nossos integrantes e terceirizados”, afirmou Alexandre Gonzaga, diretor de operações da Arena Fonte Nova.
Prova disso foi a nota 4,66 conferida pelo Programa Gramados 2020, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A certificação, que tem nota máxima 5, visa a padronização dos gramados nos estádios que abrigam partidas do Campeonato Brasileiro, das Séries A, B, C e Feminino A-1. A engenheira Milena Andrade, coordenadora de Manutenção da Arena Fonte Nova, explica que para a certificação “foi realizado o levantamento de todas as medidas do campo de futebol, levantamento topográfico, curvas de nível e elementos físicos de toda a área de competição que abrange 360 graus do centro da área do gramado até o início das arquibancadas, além do levantamento luminotécnico no estádio”.
Independentemente disso, o gramado da Arena Fonte Nova recebe uma manutenção constante que é prevista em um cronograma anual cujo objetivo é fazer com que a grama esteja sempre em boas condições de jogo. A cobertura também recebeu atenção especial, com a execução da manutenção plena, que teve como objetivo verificar os torques da estrutura metálica. O serviço já foi concluído. “As áreas de elétrica, hidráulica e civil também tiveram seu cronograma de manutenção mantido, atuando de forma preventiva. Fizemos a sanitização de todos os ambientes que serão utilizados e, embora ainda não seja permitida a presença de torcedores, também foi feita a lavagem dos assentos. Em resumo, a Arena está preparada para retomada de jogos seguindo todos os protocolos de saúde e higienização necessários”, garante a Milena Andrade.
Foto: Ulisses Dumas