Os estudantes da Rede UniFTC dos polos de Salvador, Conquista, Itabuna, Eunápolis, Petrolina, e de Feira de Santana se uniram desde ontem nas redes sociais para uma manifestação contra a suspensão de alguns professores de todos os cursos oferecido pela instituição.
Através de uma nota de repúdio publicada no perfil do Instagram Valoriza UniFTC, e outros que foram criados, os alunos alegaram: “Nós, alunos da rede UNIFTC, viemos a público manifestar o nosso repúdio e indignação em decorrência das declarações da própria instituição mantenedora, sobre as suspensões sem remuneração e drástica diminuição de carga horária, em diversos polos da rede.”
De acordo com matéria publicada na quinta-feira, aqui no Agora na Rede em primeira mão, os discentes souberam deste ato da empresa e ficaram indignados, pois as aulas passarão a ser ministradas, em sua maioria, por professores da rede, e não, da unidade local, sendo que eles já tinham uma relação não só profissional como de amizade com os mestres e, ainda acrescentam, que: “…a possibilidade de retorno desses professores é remota uma vez que foi autorizado pelo MEC a oferta de 40% das disciplinas na modalidade de ensino semipresencial..”
Outro ponto na qual os alunos pleiteiam é a redução da mensalidade, eles alegam que as despesas da instituição reduziram consideravelmente, principalmente nas contas de energia e água, e lembram que todos estão passando por um momento difícil com a pandemia. Porém, o que foi informado por um aluno de Itabuna, que em reunião com os líderes de turma do curso de Direito também estavam presentes a coordenadora do curso e Diretor da unidade de Itabuna, essa redução não seria possível pois tiveram um alto índice de inadimplemento e abando no semestre anterior, e acrescentaram, que apenas 40% dos alunos são FIES e que não teriam condições de reduzir o valor das mensalidades.
Não há justificativa plausível para tal atitude da FTC/UniFtc! É um completo desrespeito a todos que são ligados à Instituição: professores, alunos, funcionários… Essa conduta demonstra que os alunos são apenas números, e que – infelizmente – a questão financeira grita mais alto do que o comprometimento de conhecimento real. Uma mudança drástica como essa deveria ter no mínimo 6 meses de antecedência de aviso, para que os alunos pudessem se programar.
Sem essa de covid! A evasão vai acontecer sim, mas será bem mais atenuante se o desrespeito continuar!
UniFtc, contamos com seu olhar humanitário e social! Nós não somos robôs… vocês estão lidando com vidas e sonhos! Aguardo uma resposta positiva dessa instituição que tanto acreditei e defendi!
Agravante*******
👏👏👏