Agentes de Endemias são capacitados sobre novo larvicida para o combate a dengue 

O município de Itabuna foi contemplado com uma nova ferramenta para o combate ao mosquito Aedes aegypti. Trata-se do novo larvicida biológico Espinosa que será distribuído pelo Ministério da Saúde (MS), depois de curso online que está sendo ministrado nesta quarta-feira, dia 22, no Colégio Divina Providência, com a participação de cerca de 30 profissionais do Departamento de Vigilância em Saúde.

A capacitação dos Agentes de Combate às Endemias serve para o repasse de informações sobre a aplicação e manipulação corretas do uso do produto e dicas de seguranças. A capacitação é destinada a coordenação e supervisores dos agentes de endemias da Secretaria Municipal.

A chefe da Divisão do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, explicou que as informações repassadas por técnicos do Ministério da Saúde indicam que o novo larvicida vai reforçar as ações de prevenção e controle das arboviroses como uma alternativa eficiente no controle das larvas dos mosquitos.

Segundo ela, o novo produto pode ser colocado em qualquer lugar que acumule água e tenha potencial para novos criadouros dos insetos. “Este larvicida, tem menor impacto ambiental por se tratar de um produto biológico de baixo impacto sem agravos à saúde humana por não ser cumulativo ou poluente”, acrescentou.

Ela informou ainda que há cerca de dois meses profissionais de saúde de todos os estados brasileiros estão sendo capacitados sobre o novo produto no combate ao mosquito, seguindo o cronograma do Governo federal. Tão logo o curso esteja concluído, haverá a distribuição do produto para utilização pelos municípios.