As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Itabuna por 175 Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde nesta semana já serão com fardamento novo, equipamentos de proteção individual (EPI) e ferramentas. O material foi entregue pela secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes na sexta-feira passada, dia 24, na Usemi.
Segundo a secretária, o material e o fardamento foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura de Itabuna num esforço do prefeito Augusto Castro (PSD) para garantir melhores condições de trabalho aos servidores, com mais segurança para eles e para que a comunidade possa identificá-los facilmente. “Os Agentes de Combate as Endemias exercem atividades de campo e fiscalização no interior das residências. Por isso, a necessidade de identificação como o uso de fardamento e crachá”, pontuou.
A secretária de Saúde adiantou que cada profissional recebeu também uma mochila padrão usada para o trabalho de campo, contendo pipeta coletora de larva, lanterna, escala, medidor de cisterna e picadeiro, além de outros equipamentos necessários para a eficácia das ações preventivas de controle de larvas e de combate ao Aedes aegipty, transmissor das arboviroses dengue, chikungunya e zika vírus.
Lívia Mendes destaca que as ações que vão muito além de visitas domiciliares, já que os Agentes de Endemias também atuam em terrenos baldios no recolhimento de vasilhames que acumulam água parada e de pneus usados e descartados irregularmente.
“Também tem um importante trabalho de mobilização, seja na conscientização ou no apelo para que as famílias se unam no esforço conjunto com a Prefeitura para a eliminação do mosquito que, embora pequeno, causa um grande estrago na saúde da população”, afirmou.