Os Jogos Estudantis de Itabuna voltaram com as arquibancadas da Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, lotada de estudantes, pais e professores durante a cerimônia de abertura na tarde de quinta-feira, dia 19. Mas, as competições desta 46ª edição se iniciaram pela manhã com vôlei feminino das Escolas Lua Nova x CIOMF.
Organizada pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Esportes e Lazer, a competição conta com a participação de 2.000 alunos das escolas da rede municipal e particular de ensino.
Na cerimônia, a banda marcial e fanfarra Lobo Guerreiros do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Jorge Amado fez uma belíssima apresentação enquanto os alunos perfilavam no centro da quadra poliesportiva.
“É uma alegria imensa proporcionar a volta dos Jogos Estudantis ajudando na educação e disciplina dos nossos jovens. O esporte está em alta em Itabuna”, comemorou o secretário de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini.
“Fico feliz em ver os estudantes participando desses jogos, onde poderão vivenciar vários momentos inesquecíveis de interação e convivência, ganhando ou perdendo. Certamente terão muito aprendizado ao competir, o que valerá para a vida inteira”, pontuou a dona de casa Roberta Nunes, mãe de um aluno.
“Pratico volei e jiu-jitsu, o que faz muita diferença na minha vida. É muito bom estar aqui, para poder inspirar meus colegas e outros alunos a praticarem esportes”, afirmou o aluno Pedro Vicente, do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular.
Além da expectativa de atender à demanda de alunos da escola pública e particular pela prática de atividades esportivas, os Jogos Estudantis promovem a interação social e abrem oportunidades para o surgimento de atletas talentosos no basquete, futsal, handebol, lutas marciais e outras modalidades.
Os jogos serão realizados até o próximo dia 31 na Vila Olímpica, no Campus Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (CIEBTEC) – antigo Colégio Estadual de Itabuna -, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e na Academia Sogabe de Judô.