Ela tem voz firme, discurso elaborado e já era conhecida, principalmente por representar os trabalhadores do serviço público por meio do Sindserv (Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna). Agora, porém, o universo de representação se amplia para Wilmaci de Oliveira – mais conhecida como Wilma. Filiada ao PCdoB, é a única mulher eleita vereadora para o exercício 2021/2024.
No dia da posse, a edil demonstrava ter claras as bandeiras que pretende abraçar, sobretudo para o gênero feminino. “É uma expectativa extremamente positiva, porque isso é fruto do nosso trabalho, da nossa responsabilidade com a coletividade, com as pautas também das mulheres”, avaliou.
Wilma disse saber da dimensão envolvida em ser representante exclusiva do público feminino na Casa. “É um desafio numa Câmara com 21 vereadores e lamentavelmente só uma mulher; é um retrato do machismo na nossa cidade, a gente precisa avançar mais. Espero que nas próximas legislaturas tenha mais mulheres representando”, acrescentou.
Ela chamou a atenção, ainda, sobre a urgência da pauta da mulher. “Sobretudo nesses espaços de onde vêm as políticas públicas de combate a essa agressão que a gente vive no Brasil, no mundo e em Itabuna não é diferente, de violência de todos os tipos contra as mulheres”, pontuou.