Na manhã desta segunda (29), Augusto Castro reuniu com várias autoridades no Teatro Candinha Dórea dentre elas o Deputado Federal Paulo Magalhães, o vice-prefeito de Itabuna Enderson Guinho, o prefeito de Ilhéus Mário Alexandre junto com seu vice Bebeto, vice-presidente da Câmara de Vereadores Sivaldo Reis, assim como Fabrício Pancadinha e Cosme Resolve; Presidente d FASI Dr. Eduardo Kowalski, provedor da Santa Casa Francisco Valdeci, o diretor do Hospital de Campanha Erik Ettinger Jr, e contou com a presença por vídeo conferência do Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, além da Secretária de Saúde Municipal, Drª Lívia Mendes.
A secretária iniciou seu discurso que a data de hoje era um dia esperança, porém não de alegria, visto que devidos Às circunstâncias, não era momento de alegria. Reforçou que Itabuna é o 3º dentre os 417 municípios baianos no ranking de contaminados como de óbitos no Estado. Drª Lívia foi taxativa em afirmar que apesar dos 20 leitos clínicos e 20 leitos de UTI’s com equipamentos de ponta e pessoal qualificado, o momento e redobrar os cuidados quanto ao uso de máscara, higienização das mãos, manter o distanciamento e em hipótese alguma aglomerar.
O discurso de encerramento ficou a cargo do prefeito Augusto Castro, que começou pedindo 1 minuto de silêncio em prol das 466 vítimas itabunenses que perderam a luta para o Covid-19. o prefeito lembrou que no dia 26 de março dava entrada na Santa Casa de Itabuna com quadro crítico contaminado com novo coronavírus. ele que esteve entre vida e morte, relembrou que sua mãe não teve o mesmo desfecho. Augusto reforço que mundo vive uma crise sanitária e que muitas pessoas morrem por falta de atendimento hospitalar e que Itabuna, que recebe casos de várias outras cidades vizinhas, precisava urgente, já que Ilhéus cidade com maior número de leitos já passava do limite de ocupação.
O momento é de muita cautela, e por isso, reforçou a importância de cumprir os decretos, usar máscaras e todos os protocolos que já foram rebatidos por diversas vezes. Amanhã (30), o hospital estará oficialmente aberto para receber pacientes desafogando assim a UPA do Monte Cristo e os hospitais HBLEM e Santa Casa.