Na manhã desta quinta (25), a Secretaria de Assistência Social comandada pela primeira-dama Andrea Castro, causou muita aglomeração onde está localizada na praça do Góes Calmon. Mesmo com a disponibilidade de cadeiras para as pessoas sentarem, a quantidade não foi suficiente para acomodar tanta gente.
Por voltas das 10h uma funcionária pedia que pessoas se conscientizassem e não ficassem próximos para evitar a disseminação do coronavírus, mas mesmo assim não foi o suficiente. A senha chamada no momento ainda era de número 172 e ainda tinham muitas pessoas na fila.
A secretária Andrea Castro informou que para evitar aglomerações, o cadastro será feito nos CRAS de abrangência de cada bairro. Ela explicou que “ao fazer o cadastro, a pessoa já sabe o local que vai receber o peixe”. Itabuna conta atualmente com três Centros de Referência de Assistência Social, e dois itinerantes. Porém não foi o suficiente, pois só na sede da Secretaria já estava lotado, imagine nos bairros.
Houve uma falta de planejamento por parte da Secretaria que sabe a quantidade de pessoas cadastradas no CadÚnico, e que apenas dois dias não seria o bastante para atender a todos com mínimo de segurança possível. Vale lembrar que Itabuna é uma das cidades baianas com alto índice de contágio e que os hospitais, principalmente os leitos de UTI, estão lotados.
O cadastro que começou ontem (24), vai até amanhã (26). A distribuição dos peixes serão nos dias 30 e 31 de março nas redes das escolas municipais.