O prefeito em exercício, Fernando Vita, se reuniu com Comissão de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19) e decidiu prorrogar o decreto que determina o fechamento do comércio, que será de mais 15 dias. A medida apenas não atinge serviços considerados essenciais, a exemplo de supermercados, farmácias, distribuidoras de água e lojas de materiais de construção.
Havia pressão de setores para que houvesse ainda maior flexibilidade, com o comércio sendo aberto e funcionando em horário restrito, das 9h às 15h, mas foi em vão, pois Itabuna já está em situação de transmissão comunitária, que é aquela que não sabe qual foi a origem da transmissão.
O momento é de muita cautela para o Governo Estadual e Municipal pois a cidade não está ainda preparada para atender muitos casos de uma só vez, evitando o colapso na saúde.
Dentre as posições colocadas no decreto, estão as restrições de funcionamento de empresas, comércios e negócios, dos transportes coletivos no âmbito de todo o território do Município de Itabuna. Na próxima semana, a Comissão se reunirá novamente para avaliar as ações de Enfrentamento e Prevenção a Covid-19.
Cabe ressaltar, que todas essas medidas se dão em virtude da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus. Em Itabuna, já foram confirmados seis casos de coronavírus. Diante deste cenário, a Prefeitura Municipal de Itabuna, através de uma força-tarefa que envolve todas as secretarias municipais, segue atuando para combater a disseminação do vírus e minimizar os impactos dessa pandemia.