“A boa relação com o Governo do Estado resultou no alcance de obras estruturantes em Ilhéus e a ponte é uma delas. Estamos prestes de inaugurar a maior obra da história da cidade, pois depois de trinta anos, ilheenses já enxergam a importância que a ponte tem para o município e região. É bem difícil conviver e lidar com as obras de construção, mas é necessário, pois, os transtornos passam e os benefícios ficam”, pontuou Mário Alexandre.
De acordo com o cenário já não há mais aterro de rocha e areia que serviram de apoio para a construção dos pilares e do vão central. Nas imagens, nota-se que os pilares estão ilhados e aos poucos a água toma seu espaço. Reduziu-se o movimento de veículos e a quantidade de trabalhadores da construtora. Empresas terceirizadas trabalham no local com os serviços de pavimentação, iluminação, comunicação visual, paisagismo com plantio de grama.
As rochas usadas na base da construção foram destinadas aos locais mais prejudicados pelo avanço do mar, a exemplo do São Domingos e São Miguel, na zona norte, locais licenciados pelo Município, com atenção ao decreto de emergência homologado pelo Governo do Estado para estas áreas. A operação foi coordenada pela Defesa Civil que também acompanhou a alocação de outra parte do material no Centro Social Urbano (CSU) na Barra.
Na última semana, técnicos especializados concluíram os testes de iluminação cênica e os testes da iluminação viária da nova ponte. De acordo com o cronograma de serviços, resta agora a instalação das lâmpadas de Led ao longo do tabuleiro. De certo, para quem avistou a realização dos testes, testificou que a iluminação deu um novo brilho à paisagem noturna num dos mais belos cenários da cidade, a Baía do Pontal.
Também estão em fase final as obras dos acessos norte e sul. A construtora realiza a aplicação da camada final de asfalto para em seguida executar a pintura das faixas. O eixo sul da nova ponte recebeu obras de implantação de dutos de drenagem e criação de uma rotatória. Para ter impacto positivo no trânsito na região, haverá ainda duplicação de 2,7 quilômetros da Orla Sul, no trecho da BA-001 até a entrada do Ceplus.
Com atuação do Governo Municipal, a ponte faz parte do projeto de mobilidade urbana de Ilhéus. Com 533 metros de comprimento e 24,6 metros de largura, será a nova ligação do Centro com a zona sul da cidade. Foram construídas pistas nos dois extremos para facilitar o acesso e evitar os tradicionais engarrafamentos. O projeto inclui passeio, canteiro central e ciclofaixa com investimentos do governo baiano de R$ 100 milhões.