O presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Raymundo Mendes Filho, concedeu entrevista ao programa Difusora em Revista, da Rádio Difusora, ancorado pelo radialista Cacá Ferreira. Dentre os temas abordados, Mendes destacou uma dívida da empresa junto à Receita Federal, que chega a R$ 80 milhões e pode comprometer a operacionalidade da empresa.
“Fizemos um amplo diagnóstico e o que mais nos preocupa, no momento, é a dívida com a Receita Federal. O Departamento Jurídico está atuando para negociar e parcelar esse débito, para evitar bloqueio de nossas contas, o que pode inviabilizar as operações cotidianas, inclusive a folha de pessoal”, disse o presidente.
Outro ponto levantado, foi em relação ao abastecimento de água e coleta domiciliar e tratamento de esgoto em Itabuna, já que a Emasa tem que realizar manobras diárias para levar água para toda a cidade e o sistema de esgotamento é deficitário. Raymundo assegurou que uma das prioridades é melhorar o abastecimento de água e ampliar a coleta.
“O prefeito Augusto Castro tem como uma das prioridades a questão do saneamento básico. Há uma perda de mais de 50 por cento da água tratada, com problemas na rede e também com o popular gato” afirmou.
“No próximo mês, vamos iniciar um programa de combate ao desperdício, com a expectativa de gerar um acréscimo de receita perto de R$ 1 milhão, que será aplicado na melhoria do sistema de água e esgoto”, garantiu Raymundo Mendes.
Coelba e Pandemia
O presidente da Emasa também lembrou a reunião realizada com diretores da Coelba, quando as duas empresas buscaram estreitar suas ações para evitar interrupção no fornecimento de energia nas estações e subestações de captação de água.
“A conversa foi muito amistosa e proveitosa. Os diretores da Coelba se comprometeram em intensificar os serviços de manutenção para evitar que ocorra fatos que venham interromper o fornecimento de energia e comprometer o abastecimento de água”, lembrou Mendes Filho.
Ele também destacou o papel da Emasa no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus. A empresa, em conjunto com a Superintendência de Serviços Público da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, vem realizando a sanitização das calçadas, praças e outros logradouros da cidade e ampliando o atendimento virtual ao público.
“Em parceria com a Prefeitura, estamos desinfetando e sanitizando as vias públicas onde há maior circulação de pessoas no centro e nos bairros. Além disso, reforçamos o atendimento virtual, para que nosso cliente possa resolver suas pendências sem a necessidade de se deslocar ao Setor de Atendimento ao Público”, ressaltou o presidente Raymundo Mendes Filho.