Como as empresas podem preparar pessoas para o mercado na pós-crise

As mudanças causadas pela pandemia de Covid-19 afetam várias áreas do mercado e startups já buscam maneiras de preparar a população para o que vem a seguir
 
A crise causada pelo Covid-19, o novo coronavírus, foi um grande impulso para que empresas se vissem obrigadas a alterar seus processos, métodos de trabalho e planejamentos. Em meio a inúmeras incertezas para os próximos meses, startups já atuam para que gaps em diferentes setores da economia sejam preenchidos com o retorno das atividades do comércio e indústria.
 
Como preparação para um novo cenário no mercado de trabalho, Le Wagon, startup francesa de programação, aposta no desenvolvimento de empreendedores. Além de ensinar habilidades técnicas e estruturais para que alunos se tornem desenvolvedores web full-stack em um curto período de tempo, Le Wagon também auxilia no aprimoramento de habilidades comportamentais, as chamadas soft skills, necessárias para que mentes criativas prosperem no mercado de trabalho do futuro.
 
Le Wagon se compromete a formar profissionais que chegarão ao mercado já com as competências necessárias para preencher todos os gaps decorrentes da crise atual e com as características mais procuradas pelo mercado – seja para as grandes empresas, ou para empreender. Desde a sua fundação, cerca de 7 mil alunos já foram formados pelos bootcamps de Le Wagon e mais de 100 startups foram criadas por ex-alunos que decidiram empreender na área de tecnologia.
 
O 7waves, aplicativo que ajuda as pessoas a cumprirem objetivos de vida, quer contribuir na redefinição das metas de vida, já que muitos estão sem saber o que fazer e que rumo tomar diante do momento pelo qual estamos passando. Se antes as metas dos brasileiros para 2020 eram viajar nas férias, guardar dinheiro, mudar de emprego e empreender, por exemplo, há de se concordar que, para muitos, isso mudou. Para ajudar a conquistar os novos objetivos, a tecnologia do app, disponível gratuitamente para iOS e Android, oferece quizzes e dicas personalizadas, além de jornadas de conhecimento sobre hábitos e comportamentos que auxiliam o indivíduo nas mudanças necessárias que precisa fazer para chegar lá.
 
Para falar sobre o assunto, gostaria de sugerir Mathieu Le Roux, cofundador de Le Wagon na América Latina e porta-voz da escola no Brasil. Mathieu pode trazer um panorama sobre como pequenas e médias empresas podem colaborar para criação de um cenário mais otimista para o mercado de trabalho e a empregabilidade no Brasil.
 
Já o Rodolfo Ribeiro, CEO e fundador do 7waves, pode falar como a ferramenta será útil para as pessoas se replanejarem e não perderem o foco no pós-crise.