A Feira de Agricultura Orgânica será retomada nesta quinta-feira, 25, a partir das 8 horas, no saguão da Câmara Municipal de Vereadores, com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e do Poder Legislativo. Os participantes e feirantes receberão kits com máscaras. O álcool gel será disponibilizado em dispensadores.
O diretor de Agricultura, Rodrigo Haun, afirma que o uso de máscara facial, o distanciamento entre as barracas e uso de álcool em gel 70% são alguns dos itens fundamentais. “Para reforçar a importância da proteção, faremos a distribuição de máscaras para os feirantes”, informa.
O comércio de produtos orgânicos tem um público cativo na cidade. Por isso, a volta da Feira de Agricultura Orgânica, sempre às quintas-feiras, no saguão da Câmara de Vereadores, é aguardada com expectativa. O diretor de Agricultura reforça que todas as medidas de segurança para evitar a contaminação pelo novo coronavírus serão adotadas, inclusive em relação aos clientes e consumidores.
Haun lembra que essa é uma feira que não despreza resíduos. “Toda sobra e o material folhoso serão utilizados na compostagem para produção dos alimentos que são ofertados aos consumidores”, explica.
A Feira
A Feira de Agricultura Orgânica de Itabuna conta com comerciantes de diversos grupos de Assentamentos da reforma agrária e de agricultores familiares de 24 municípios dos Territórios Baixo Sul, Litoral Sul, Costa do Descobrimento e também de outros estados.
É uma iniciativa da Rede de Agroecologia e Certificação Participativa dos Povos da Mata e do Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica (OCA). A Feira se destaca por fazer parte da 1ª Rede de Certificação Orgânica Participativa da Bahia, credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a comercialização de produtos orgânicos.
No local, são comercializados produtos como frutas, hortaliças, verduras, raízes, plantas medicinais, polpas de frutas, produtos processados, além de diversos tipos de sementes.