O lote de vacinas que chegaria à Bahia na quarta-feira (17) só deve chegar ao estado no próximo dia 23. De acordo com o secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, o Ministério da Saúde reagendou a distribuição dos imunizantes. A Bahia deve receber em torno de 300 mil doses, quantidade que o secretário afirma ser insuficiente e que “não permite sequer completar a primeira fase toda da imunização”.
O secretário afirma que se não houver um aporte de vacinas de outros laboratórios “nós vamos continuar em um processo arrastado e lento, dando a impressão de que estamos fazendo alguma coisa de relevante para a população, dando a impressão à população de que está sendo vacinada, quando na verdade a fração de vacinados é muito pequena”.
Enquanto isso em nossa região, o número de leitos estão cada vez mais escassos como mostra os dados abaixo dos leitos covid de UTI para adultos que estão, em sua maioria, 100% ocupados.
Região de Itabuna
UTI adulto
Base: 95%
Calixto: 100%
Clínico adulto:
Base: 100%
Calixto: 100%
AMEC Camacan: 25%
Clínico pediátrico: 20%
UTI Pediatrico: 100%
Região de Ilhéus
UTI adulto:
Hospital de Ilhéus: 91%
Vida Memorial: 90%
Costa do Cacau: 100%
Clínico adulto:
Hospital de Ilhéus: 36%
Vida Memorial: 60%
Costa do Cacau: 100%
Segundo informações da assessoria de imprensa do governo na região, serão abertos 20 novos leitos de UTI, porém não foi definido se esses leitos serão instalados no Hospital Costa do Cacau, situado em Ilhéus ou se será no Hospital de Base, em Itabuna. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) se reuniu ontem para definir em qual cidade os leitos seriam abertos. Até o momento a redação do Agora na Rede não foi informada da decisão.