O Banho Solidário Ilhéus foi fundado em 02 de julho de 2016 e surgiu ante à necessidade de proporcionar cuidados de higiene pessoal básica e dignidade para pessoas em situação de rua. Dessa forma, as ações do projeto oferecem banho quente em cabines adaptadas, disponibiliza material de higiene a cada banho, oferta uma muda de roupas limpas e orientações que promovem saúde, auxilia em trâmites diversos e ampara no resgate da dignidade e da autoestima.
E o livro, então, nasceu do anseio de compartilharmos nossas reflexões, vivências e experiências ao longo destes quatro anos de existência do projeto Banho Solidário na cidade de Ilhéus, Bahia. O nosso objetivo é o de sensibilizar os leitores despertando-os para esta difícil realidade que é a das pessoas em situação de rua.
A obra está dividida em três partes. A primeira delas trata de uma abordagem teórica e introdutória. A segunda parte, composta por relatos escritos por alguns dos voluntários do projeto, destaca a relação com os assistidos e as atividades realizadas. E a terceira parte, explica a estrutura e logística do banho em seus aspectos mais práticos, além de expor nossos trabalhos de arrecadações.
A intenção é mostrar o que, nós da equipe do Banho Solidário, tentamos fazer a fim de estreitar laços de afetividade com as pessoas assistidas, buscando nessa interação minimizar as suas e, também, as nossas dores existenciais. Acreditamos que durante nossos contatos semanais, estabelecidos nas quintas-feiras à noite, conseguimos entender um pouco melhor quem eles são, o porquê de estarem na situação em que se encontram, e, principalmente, qual é o nosso papel frente a essas pessoas tão vulneráveis. No início, o nosso entendimento da atividade era apenas assistencialista, de emergência e de alcance material.
Hoje, com a maturidade que o projeto adquiriu, vemos de forma muito mais ampla a relação que se tornou um ato natural de solidariedade. Esse auxílio é guiado pelas nossas emoções, pois não somos profissionais da área, somos apenas pessoas comuns tentando ajudar outras pessoas, que se encontram em situações desfavoráveis, tão precárias que um simples banho, uma roupa limpa e uma conversa amiga são motivos de alívio, de bem-estar, e muitas vezes também, de acalento e esperança na vida, mesmo que momentânea.
Nestes anos de atividade nas ruas aprendemos muito com todos os assistidos e entendemos que o trabalho que realizamos vai muito além do banho material oferecido. É um banho de luz, que beneficia a todos nós fazendo com que resinifiquemos a nossa própria vida.
Buscamos resgatar a dignidade dos assistidos através dos nossos relatos. Uma missão atrevida, dirão muitos. Audaciosa, dirão outros. De reconhecimento, legitimação e fraternidade, afirmamos nós.
Após estes quatro anos de atividade nas ruas de Ilhéus, atendendo em média 35 pessoas por noite, o grupo sentiu a necessidade de ampliar o projeto estendendo a sua atuação para que as pessoas assistidas tenham a oportunidade de sair da condição de auxiliados para uma participação mais ativa na sociedade. Para que isso se concretize precisamos de uma sede própria onde poderemos oferecer diversos outros atendimentos a essas pessoas, dentre eles, alfabetização básica e cursos profissionalizantes, bem como terapia ocupacional.
Buscamos, portanto, contar com o apoio de toda comunidade Ilheense nessa campanha de amor, não só com contribuições materiais, mas também de sustentação vibracional para o projeto.
Interessados em adquirir o livro ou fazer doações, entrar em contato pelo Instagram @banhosolidario.ios ou pelo número da presidente Ana Gabriela Poll 73 99135-8244.
Acreditamos na máxima: FORA DA CARIDADE, NÃO HÁ SALVAÇÃO.