A religiosa e ex-diretora da Ação Fraternal de Itabuna – AFI, irmã Dalvanir Filgueiras Rosado morreu nesta sexta-feira (29). A freira era muito querida por toda cidade pelo seu jeito meigo e carinhoso de tratar a todos, sem distinção raça, classe social ou religião. Sempre apoiou a cultura, inclusive na AFI estando à frente de vários eventos da escola.
Natural do Rio Grande do Norte, irmã Dalvanir, chegou a receber o título de cidadania itabunense, concedido pela Câmara de Vereadores que enviou uma nota de pesar.
Assim como toda a população de Itabuna, a Câmara de Vereadores está consternada com o falecimento da tão querida Irmã Dalvanir Filgueiras Rosado, aos 88 anos. Nascida no Rio Grande do Norte, era professora, escritora, conselheira e por todos os préstimos tinha o Título de Cidadania Itabunense por esta Casa concedido – o que é motivo de orgulho para os anais do Legislativo.
A religiosa, ex-diretora do Colégio Ação Fraternal de Itabuna, está na memória de milhares de alunos, professores e pais, pela tão valorosa trajetória de dedicação à arte de educar e pela valorização da cultura, tão essencial para garantir ao mundo a ternura que nela imperava.
Toda reverência à figura pública que ganhava respeito e afeto nos mais diversos espaços que frequentava. Aos incontáveis amigos, familiares, admiradores, nosso pesar e nosso fraternal abraço. Igual manifestação é referendada pelo presidente da Câmara, Erasmo Ávila, e pelos demais edis.