A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna criou, na manhã desta terça-feira (17), um Comitê Gestor para alinhar estratégias e ações de prevenção e controle ao Novo Coronavírus (COVID-19). O Comitê tem atuação institucional com foco nas unidades hospitalares Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes e formado pela Superintendência de Saúde, Diretorias Técnicas das Unidades, Gerências de Enfermagem, de Gestão de Pessoas, além de membros da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e do médico infectologista da SCMI, Fernando Romero.
Em sua primeira reunião, o Comitê já estabeleceu a meta de construção do Plano de Contingência para Surto de COVID-19, com planejamento para a possibilidade de confirmação de casos nos hospitais. “Nós não podemos e nem devemos trabalhar com achismos, então nos adiantamos e estamos traçando um Plano de Contingência que norteará desde os Protocolos Assistenciais de atendimento, com toda linha de cuidado desde a chegada destes pacientes nossas unidades, adaptação de leitos de isolamento e internamento; aos Procedimentos Operacionais administrativos, focados na previsão de insumos essenciais como equipamentos e EPIs”, pontuou o Superintende de Saúde e também o Coordenador do Comitê, Adalberto Bezerra.
Paralelo a esta determinação, o Comitê segue concentrando esforços para a intensificação do uso dos protocolo de atendimento a casos suspeitos de infecção por coronavírus, além do treinamento das equipes de urgência, emergência e administrativas.