A prática de parcelar compras em até 10 vezes sem juros no cartão é a cara do brasileiro, pois em outros países, o consumidor compra à vista. Inclusive, sites estrangeiros adotaram essa forma de pagamento para atender o público daqui, e abarcar cada vez mais novos clientes. No entanto, ao menos aqui no Brasil, essa medida pode estar com os dias contados.
Segundo o Uol, a Câmara dos Deputados deve votar ainda neste ano um projeto de lei que proíbe estabelecimentos comerciais de anunciarem parcelamento sem juros ou com taxa zero ao consumidor.
Em um primeiro momento, os parcelamentos em cartões de crédito ficariam de fora da mudança. Porém, o governo pretende incluir também este meio de pagamento na lei, que proíbe o anúncio do parcelamento dos juros e que passaria a ser considerado propaganda enganosa.
Representantes do setor varejista questionam a mudança e afirmam que essa é uma prática adotada pelo comércio para incentivar, principalmente as compras de maiores valores. Afirmam ainda que conseguem passar o custo do parcelamento para outra operação garantindo, de fato, divisão do débito sem juros.