O projeto Juventude em Ação oferece 300 vagas para cursos profissionalizantes nas áreas de Informática, Auxiliar Administrativo e Recepção, no município de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. As inscrições acontecem nos dias 3 e 4 de dezembro, em horário comercial, na sede do Projeto Baianarte, localizada na Rua Parabólica, nº 01, no bairro Baianão.
Com um investimento de R$ 250 mil reais do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), os cursos são gratuitos, com duração de dez meses, e têm como público-alvo jovens de 15 a 29 anos. O objetivo do projeto, executado pela Associação Arte e Cultura do Bairro Baianão (AACBB), é promover a qualificação profissional da juventude, ampliando as oportunidades de geração de emprego e renda.
Funtrad – Ligado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o fundo de natureza contábil-financeira foi criado pelo Governo do Estado em 2011. O intuito é captar recursos para colaborar na implementação de ações nos nove eixos prioritários da Agenda Bahia do Trabalho Decente: Erradicação do Trabalho Infantil; Promoção da Igualdade da Pessoa com Deficiência; Saúde e Segurança do Trabalhador; Serviço Público; Juventude; Promoção da Igualdade de Gênero e Raça; Erradicação do Trabalho Escravo; Trabalho Doméstico; e Empregos Verdes.
As principais fontes de recursos são destinações de Termos de Ajustamento de Conduta e de indenizações por dano moral coletivo, decorrentes da atuação do Ministério Público do Trabalho e da Justiça do Trabalho. A aplicação dos recursos é decidida pelo Conselho Deliberativo de composição multipartite.