A luta contra o câncer sempre começará pela prevenção, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) , a segunda causa da doença é a alimentação inadequada.
De acordo com a nutricionista Mayara de Oliveira, da mesma forma que existem alimentos que atuam na prevenção, como os alimentos in natura(vegetais, legumes, verduras, frutas) e os minimamente processados(grãos secos, leite pasteurizado, farinha de mandioca, milho, entre outros), existem aqueles que podem levar ao desenvolvimento do câncer, como por exemplo frituras, defumados, alimentos industrializados, ultra processados (salsichas, bebidas prontas e açucaradas, enlatados, bolachas recheadas, macarrão instantâneo, entre outros),estes devem ser evitados ou consumidos com total moderação já que alguns se consumidos regularmente facilitam o surgimento de células cancerosas.
Estas orientações em relação a alimentação balanceada e adequada devem ser levadas em conta o ano inteiro, mas no mês de novembro em que lembramos as ações de combate ao câncer de próstata, estas atitudes devem ser cada vez mais lembradas, principalmente em função do fato que os homens não costumam fazer exames preventivos e de rotina.
“Vale lembrar que o excesso de peso também é um fator de risco por isso deve-se buscar sempre está no peso adequado. Uma mudança no estilo de vida é crucial para diminuir o risco do câncer e essa mudança vai da alimentação saudável à prática regular de atividade física. Saiba que se seus hábitos de vida não são bons ainda é tempo de mudar, nunca é tarde para cuidar da sua saúde, pois é melhor cuidar hoje do que tratar uma doença amanhã”, acrescenta a nutricionista.
As recomendações gerais para a prevenção do câncer são :
Manter o peso saudável
Evitar alimentos gordurosos; industrializados fastfood, doces, bebidas açucaradas como refrigerantes;
Reduzir consumo de sal e açúcar;
Reduzir consumo de carne vermelha e processadas;
Consumir mais cereais, frutas, verduras, raízes e legumes;
Praticar exercícios físicos regularmente;
Beber pelo menos 2 litros de água por dia;
Manter o equilíbrio entre o corpo e a mente.