A partir desta segunda-feira (19), os postos da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), localizados na Rede SAC dos municípios de Vitória da Conquista, Jequié, Guanambi, Juazeiro, Paulo Afonso e Valença, voltam a funcionar com atendimento presencial. Os atendimentos serão feitos somente por hora marcada e os horários para agendamento estão disponíveis no site e aplicativo SAC Digital.
“Todos os nossos serviços estarão disponíveis para o consumidor, mas é imprescindível fazer agendamento prévio no site www.sacdigital.ba.gov.br ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS. Nesse momento de pandemia é fundamental evitar aglomerações e, justamente por isso, realizaremos atendimentos agendados, garantindo assim a segurança de todos”, alertou Adriana Menezes, diretora de atendimento do Procon-BA, órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS).
Os atendimentos serão realizados 07h às 17h, de segunda a sexta-feira. É importante que os cidadãos redobrem a atenção com os cuidados recomendados pelo Governo do Estado e pela Organização Mundial de Saúde (OMS): manter a distância física de um metro e meio entre as pessoas, utilizar máscaras de proteção e buscar os postos apenas no dia e horário agendados.
Marca – Lançado em 2018 pela Secretaria da Administração e Prodeb, o SAC Digital alcançou a marca de 2 milhões de usuários neste mês de outubro. A plataforma saltou para 2 milhões de usuários em menos de um ano. Em dezembro do ano passado, havia 249 mil usuários cadastrados.
Este aumento reflete a estratégia do Governo da Bahia, que investiu no modelo de serviços públicos ofertados pela internet, como parte da política de transformação digital do Estado.
Atualmente a plataforma disponibiliza 425 serviços públicos pela internet, sendo que 33 são totalmente digitais, ou seja, não geram a necessidade de o usuário se deslocar até um órgão do estado para conseguir atendimento. Com o SAC Digital, os cidadãos podem ter acesso a serviços como a emissão de documentos públicos, a matricula escolar, o licenciamento de veículo, dentre outros.
O SAC Digital já realizou mais de 1,7 milhão de atendimentos, somando os serviços realizados de forma 100% digital, agendamentos ou aqueles semipresenciais (parte realizado pela internet e parte nas unidades físicas da Rede SAC). A plataforma permite que o cidadão tenha acesso aos serviços públicos usando apenas um computador com conexão à internet, ou até mesmo um celular.