A ação faz parte do Setembro Roxo, mês dedicado ao alerta da população sobre a doença, que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo
Quem passar pela região do Dique do Tororó, em Salvador, nos dias 5 e 8 de setembro verá a Arena Fonte Nova com uma iluminação especial. A ação é em apoio a campanha do Setembro Roxo, mês de conscientização da Fibrose Cística, doença genética rara, ainda sem cura, que causa sintomas como tosse crônica, diarreia, suor mais salgado que o normal e pneumonia de repetição. A doença, que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo, atinge 1 pessoa a cada 10 mil nascidas vivas no Brasil, segundo o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, que promove a campanha.
As datas foram escolhidas, pois marcam o Dia Nacional da Fibrose Cística (5/09) e o Dia Mundial de Conscientização da Fibrose Cística (8/09). Nesta sétima edição da campanha, além da Arena Fonte Nova, ganham também iluminação na cor roxa o Jardim Botânico e a Arena da Baixada, em Curitiba-PR, o Senado Federal e a Câmara de Deputados, em Brasília-DF.