A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) e a tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola) foi prorrogada até o dia 31 de agosto em Ilhéus, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (Sesau). O principal motivo da prorrogação é a baixa adesão de alguns grupos prioritários à campanha.
As doses contra a gripe serão aplicadas nos seguintes grupos elegíveis: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), adultos de 55 a 59 anos, pessoas com deficiência (mental, física, auditiva ou visual), profissionais de serviços essenciais e população em geral.
Já as doses contra a tríplice viral devem ser aplicadas no público-alvo composto por pessoas de 20 a 49 anos. O atendimento é realizado de acordo com os dias e horários disponíveis em cada unidade de saúde, seguindo todas as recomendações de prevenção ao contágio do coronavírus. O setor de Imunização informa que a segunda dose da vacina contra a gripe está reservada para as crianças de seis meses a menores de seis anos, contudo os pais ou responsáveis precisam ficar atentos e comparecer à sala de vacinação 30 dias após a aplicação da primeira dose.
A vacina imuniza contra a H1N1, H3N2 e Influenza sazonal, mas não previne contra a Covid-19. É importante a apresentação da caderneta de vacinação.
As doses são oferecidas nos seguintes postos:
– Centro: CAE III (Avenida Canavieiras) e UBS Joaquim Sampaio (Avenida Princesa Isabel);
– Zona Norte: UBS CSU;
– Zona Sul: UBS Nelson Costa, UBS Urbis, UBS Olivença e UBS Ilhéus II;
– Zona Oeste: UBS Euler Ázaro (Teotônio Vilela); Banco da Vitória e Escola Municipal São Pedro (Salobrinho).