“Desafios da educação superior na pandemia” é o tema do Encontro Pedagógico 2020.2 da Faculdade Madre Thaís (FMT-Ilhéus). O evento virtual será realizado das 18h30mim às 20h30min, de quarta-feira (29), e terá como facilitador o professor Ramon Santos Costa.
Os docentes da FMT vão participar do treinamento desenvolvido para ampliar as possibilidades educacionais, utilizando o Microsoft Teams com o apoio de tecnologias e recursos aplicados á educação que contribuem para aumentar a eficiência, a inovação e a personalização do ensino.
O objetivo é ampliar as possibilidades educacionais para utilizar diferentes mídias e tecnologias que apoiem o processo de ensino e aprendizagem, visando aulas mais participativas, colaborativas, criativas e atrativas.
Na avaliação da diretora Pedagógica da Faculdade, Tatiana Barcelos, “a aventura de construir conhecimento na FMT sempre prezou pelo contato próximo e personalizado entre professores e alunos, nesse momento, não poderia ser diferente. Continuaremos acompanhando nossos protagonistas de perto, mesmo que por outras ferramentas que nos permitem o encontro à distância”.
“Não é possível, simplesmente, colocar as aulas presenciais na internet e achar que tudo vai continuar como antes. O ensino à distância/remoto de qualidade requer aulas bem preparadas, alunos que possam participar e sistemas de acompanhamento e avaliação de resultados diferentes dos tradicionais que garantam os resultados esperados,” explica a diretora.
Tatiana Barcelos lembra que “as instituições de ensino, coordenações e docentes estão aprendendo juntos a utilizar as tecnologias que já existem, é certo, que nessa trajetória, compreendemos que ainda temos muito a aprender. Mas a nossa maior preocupação certamente encontra-se na qualidade da formação à distância/remota que podemos oferecer”.
“Por maiores que sejam as dificuldades, estaremos juntos, buscando nos adaptar à educação à distância/remota. De certo, já podemos falar que tem sido um aprendizado precioso, que poderá ser utilizada com muitas vantagens quando a situação se normalizar. Descobrir que podemos usar recursos pedagógicos que tornam as aulas mais interessantes e a interação com os estudantes pode ser mais facilitada. Compreendemos também que não faz sentido, depois da crise, voltar ao mesmo de antes. O coronavírus, ao lado dos grandes problemas que traz, pode ser uma oportunidade para repensar esse sistema em mais profundidade”, conclui a professora Tatiana Barcelos.