Lidar com as emoções como raiva, tristeza, medo nunca foi uma tarefa fácil, pois requer autoconhecimento e uma inteligência emocional bem equilibrada. Se antes era difícil imagine agora nessa quarentena e vivendo com a ameaça do Covid-19! O Agora na Rede convidou a psicóloga Emanoela Oliveira especialista em Terapia Cognitivo Comportamental para falar dessas emoções e sobre regulamentação emocional que ajudarão tanto os adultos quanto a criançada.
Em abril deste ano um grupo no qual ela participa, a Neuroclic (UFBA), lançou uma cartilha que traz orientações sobre estratégias de regulação emocional na infância em momentos de crise. De forma prática e objetiva descreve situações desafiadoras do dia a dia associando a informações educativas sobre cada uma das emoções e o que fazer para sua melhor regulação.
Segundo Drª Emanoela, para cuidar da regulação emocional dos filhos (conteúdo da cartilha), é necessário antes de tudo, falar sobre emoções com as nossas crianças. Nomear as emoções, reconhecê-las, ou seja, deixar sentir e depois pensar sobre o que fazer com elas. Isso se chama de psicoeducação emocional.
A live será no perfil do Instagram @agoranarede sempre aos sábados às 17h. Esperamos vocês lá.