Vereadores e sindicatos desaconselham reabertura do comércio itabunense  

Na sessão especial promovida pelo Legislativo itabunense, na quinta, 04, o Sindicato dos Comerciários e o dos Bancários discordaram da decisão da Prefeitura de reabrir o comércio de Itabuna a partir de segunda, 08. Eles alegam que não houve a redução da curva de contágio da Covid-19 (já são 1083 contaminados e 46 mortos). Endossando a discordância, três vereadores cobraram um plano seguro e cientificamente embasado e no qual a população seja ouvida. “Com várias pessoas pensando, a gente tem chance de errar menos”, destacou Enderson Guinho (Cidadania).

Convocados pela Câmara, os secretários Uildson Nascimento (Saúde), Jorge Vasconcelos (Sustentabilidade) e Valcir Serpa (Segurança, Transporte e Trânsito) deixaram de comparecer à sessão. Já o prefeito Fernando Gomes, oficialmente convidado pela Casa, também não participou da videoconferência. Os vereadores esperavam que o Governo explicasse como a reabertura do comércio está sendo planejada e apresentasse as orientações sanitárias e os critérios de funcionamento para lojistas, funcionários e clientes.

Na sessão, a Associação das Empresas de Transporte Urbano (AETU) adiantou que apresentou ao Governo itabunense um protocolo com as normas sanitárias caso os coletivos voltem a circular. As medidas vão de higienização da frota, proibição do transporte de mercadorias a deslocamento para qualquer ponto a partir do centro da cidade pagando apenas uma passagem. Mesmo a favor da flexibilização, o Sul da Bahia em Ação (Mesb) defendeu que a retomada econômica seja ancorada em muito planejamento e estudo, sem decisões simplistas.

Os convidados presentes foram Joab Batista (Comerciários ), Jorge Barbosa (Bancários), João Duarte (AETU), Ronaldo Abude (Mesb), Sérgio Velanes (Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI), e Carla Daniele (professora de enfermagem da UESC). Também participaram da sessão especial remota, os vereadores itabunenses Jairo Araújo (PCdoB) e Júnior Brandão (Rede).

Teste positivo

Enquanto presidia a sessão especial, Enderson Guinho anunciou que testou positivo para Covid-19. O vereador, de 26 anos de idade, passa bem e está em quarentena domiciliar. Ele apresenta apenas a perda de olfato (sintoma que altera a percepção do cheiro). Guinho já deixou de manifestar dor de cabeça, tosse seca e falta de ar.