Nesta quarta-feira (27/05) Itabuna registra 781 casos confirmados; 3.382 casos notificados; 1.548 em monitoramento; 2.260 descartados; 299 aguardando resultado; 209 casos curados; 410 aguardando coleta; 11 internados em UTI; 19 internados em leito clínico e 33 óbitos, são 6 mortes em 3 dias apenas.
O mapeamento dos bairros mais atingidos feito pela secretaria de saúde, são os bairros com o comércio mais movimentado, conhecidos como mini cidades dentro da cidade onde você encontra de tudo. Os resultados clínicos epidemiológicos se referem a pacientes com sintomas, contactantes no mesmo domicílio de pacientes positivados por laboratório. Ele é automaticamente positivado pelo critério clínico epidemiológico.
A prefeitura adquiriu respiradores através do governo do Estado e estão aguardando a chegada desse equipamento tão valoroso nos dias atuais. Porém, a população cobra medidas mais eficazes, pois já são mais de 60 dias de comércio fechado, e muitos empresários estão sem saber o que fazer para não fecharem de vez as portas de seus estabelecimentos.
Uma campanha lançadas nas redes sociais SAÚDE JÁ, PRECISAMOS TRABALHAR, com vídeo no qual empresários de vários segmentos apelam por uma medida mais enérgica do prefeito para que atue mais na saúde do município. E em um desabafo, um empresário postou na sua rede social: “SAÚDE JÁ. E já se vão mais de 2 meses de comércio fechado. O que foi feito pela saúde em Itabuna? Enquanto vigora a incompetência dos gestores públicos, empresas estão fechando, desemprego aumentando, desespero batendo a porta.” disse Eduardo Jr.