As obras de requalificação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no Antique, já estão 80% concluídas e com previsão de entrega em janeiro pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). O equipamento da Secretaria Municipal de Saúde é referência no controle de doenças transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais (zoonoses).
Além disso, é o órgão que tem como papel fundamental impedir a propagação de doenças como raiva, leptospirose, toxoplasmose, histoplasmose e leishmaniose e também é responsável pela vacinação de animais e pelo Programa Permanente de Castração Animal.
A reforma da unidade, que ficou por longos anos abandonada, começou em agosto deste ano e está sendo executada em parceria da Prefeitura com a Afya – Faculdade de Ciências Médicas, através do Programa Mais Médico, do Governo Federal. Ao todo estão sendo investidos mais de R$ 1,1 milhão na requalificação das estruturas.
O projeto do novo CCZ inclui a reforma dos 25 canis, dos quais quatro serão para o isolamento de animais, e sete gatis, sendo quatro também para isolamento. A unidade terá ainda o Centro Cirúrgico, ativação do laboratório, recepção, sala de Raios- X, depósito, consultórios, sala de triagem e garagem.