Em Itabuna a Sesab confirma 634 casos, já o município, 580 confirmados com Covid-19

As divergências nos boletins epidemiológicos tem gerado bastante confusão na população, afinal de contas, qual deles está correto? Desde sábado (16) o Estado da Bahia desenvolveu um sistema que integra bases de dados epidemiológicos e laboratoriais dos governos federal, estadual e municipais, para apresentar dados confiáveis e precisos no monitoramento dos casos suspeitos e positivos de coronavírus (Covid-19).

A diferença de 54 casos a mais na verdade não faz diferença, pois o real número de infectados será impossível mensurar visto que nem os governos federal, estadual e municipal tem recursos suficientes para testar a população, que seria o ideal, afinal com dados mais precisos, se ao menos metade da população fizesse o exame poderia ser feito um mapeamento de onde o vírus está se disseminando com mais rapidez e os gestores poderiam combater o problema naquele lugar específico.

Por se tratar de uma doença nova onde se sabe muito pouco sobre ela, os cientistas por enquanto só veem uma forma de conter a propagação do coronavírus, que ficando em casa.

Em Itabuna a expectativa de passar para um lockdown parcial para o total é iminente. Vale dizer que aumentou, em apenas uma semana, 267 casos, o número quase que dobrou, e ainda assim, vemos muitas pessoas nas ruas que acham tudo isso um exagero, lembrando que coisas ruins não acontecem apenas na casa do vizinho.