Caso ocorreu nesta terça-feira (15), no bairro São Caetano, mesmo lugar onde outras casas ficaram alagadas; ninguém ficou ferido. Chuva também foi registrada em Ilhéus.
Uma enxurrada derrubou a porta do quintal de uma casa, parte da parede do mesmo imóvel e arrastou móveis e eletrodomésticos, como geladeira e fogão, que estavam no local. O caso ocorreu nesta terça-feira (15), no bairro São Caetano, em Itabuna, no sul da Bahia, durante forte chuva que caiu na cidade. Ninguém ficou ferido.
A cidade foi atingida por um temporal que começou às 5h30 e seguiu até 8h30, segundo informações da Defesa Civil de Itabuna. Também no bairro São Caetano, muitas ruas ficaram alagadas e as residências foram invadidas pela água da chuva. A chuva continuou em vários momentos durante todo o dia e noite.
O acúmulo de água ainda foi observado na Avenida Itajuípe, na Travessa Pedro Jorge, além dos bairros Vila Anália e Gegeu Rocha. Um canal no bairro Novo Fonseca transbordou e a água invadiu casas.
Na BR-415, perto do Semi-anel Rodoviário de Itabuna, uma encosta cedeu parcialmente, mas não atingiu a rodovia. A chuva também atingiu a cidade vizinha, Ilhéus, mas não houve registro de alagamentos.
Ainda com relação ao caso no bairro São Caetano, o imóvel invadido pela enxurrada ficou parcialmente destruído. A força da água também derrubou a porta da frente e um portão da casa.
Duas mulheres moram no local, mas não estavam no imóvel quando a água se espalhou pois tinham saído para trabalhar. Os móveis da residência foram parar no meio da rua e os vizinhos tentaram recuperar os objetos.
“Primeiramente eu agradeço a Deus por me dar o livramente de não estar em casa e agradeço aos vizinhos também que recolheram minhas coisas do meio da rua”, disse a auxiliar de produção Geisa Canuto, que mora no imóvel.
Por volta das 16h30, Itabuna ainda registrava chuva, porém fraca, e céu nublado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que esta quarta-feira siga instável até o final da noite. A temperatura na cidade varia entre 23ºC e 29ºC. Informações G1 ba.

Durante a madrugada choveu em momentos esporádicos, mas já pela manhã desta quarta, 16, voltou a chover forte preocupando a população que em menos de um ano passou por uma grande enchente que transbordou o Rio Cachoeira, que corta a cidade.
De acordo com o Climatempo, há um alerta de temporal que vai de Ilhéus até Porto Seguro, devido a formação de uma nova ZACA (Zona de Convergência do Atlântico Sul), o longo corredor de umidade que estão nas regiões do Norte ao Sudeste é que provocam essas nuvens de chuva no sul da Bahia e no oeste do Estado.
Equipes da prefeitura e da Emasa trabalharam para amenizar o problema atendendo os mais atingidos e desobstruindo bueiros que, devido a muito lixo jogado na rua, também atrapalham o escoamento da água.
Foto: Reprodução/Redes sociais