A Diretoria da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) se manifestou e repudiou o estupro cometido por um médico anestesista, durante a realização de um parto cesárea, no Rio de Janeiro. O caso ocorreu na madrugada desta segunda-feira (11), no Hospital da Mulher, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
O órgão apontou a “perplexidade diante da conduta praticada por um médico nas dependências do Hospital da Mulher”. “Esse tipo de comportamento deve ser punido com o mais absoluto rigor por parte das autoridades competentes e demais entidades médicas, as quais têm o dever de zelar pela boa prática da medicina”, disse através de nota.
“Em atenção ao Código de Conduta Profissional da SBA, convocamos uma reunião extraordinária da Diretoria, que se realizará hoje 11/07/2022, para deliberar sobre a imediata instauração de sindicância para apurar todos os fatos, observados os direitos do médico à ampla defesa e ao contraditório”, completou.
A diretoria indicou também que “atitudes como essas são absolutamente inaceitáveis e jamais serão toleradas pela SBA”. “Tem o dever institucional de zelar pela boa prática do ato anestésico e da segurança do paciente, em estrita observância aos princípios morais, éticos e legais”, finalizou. Informações Primeiro jornal.
Foto: Redes Sociais