A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) vai celebrar um Acordo de Cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN) para implantar o Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA). O sistema de tecnologia e informação maximiza a efetividade na realização de atividades acadêmicas em ambiente interno ou externo à universidade.
O anúncio foi feito pelo reitor Alessandro Fernandes de Santana acrescentando que “o objetivo é integrar a Uesc à rede pública SIG-UFRN para a realização de interesses recíprocos, visando à cooperação na melhoria e evolução dos Sistemas SIG-UFRN e a implantação do SIGAA em nossa Universidade. O SIGAA vai permitir a interligação e integração de todos os processos acadêmicos que se relacionem com o ensino, a pesquisa e a extensão. Os módulos do sistema darão suporte a diversas funcionalidades que envolvem desde a autenticação on-line de todos os documentos acadêmicos (tanto para docentes, quanto para discentes) até a Biblioteca e o Restaurante Universitário”.
Para o professor Gustavo Lisboa, assessor de Planejamento da Uesc e atual coordenador do projeto, “com a implantação do sistema será possível rever os processos orgânicos da instituição e modernizar os protocolos internos, gerando substantivo ganho na governança institucional, o que poderá incorrer em alterações importantes no uso do espaço e do tempo do servidor público que labora na Uesc. Além disso, será possível definir rotinas que contribuam com a elaboração e geração de relatórios inteligentes que permitam a análise mais aprofundada dos dados institucionais, tanto pela administração superior quanto pelas unidades departamentais e os colegiados”.
A cooperação entre a Uesc e a Rede Pública SIG-UFRN permitirá desenvolver e aperfeiçoar produtos, módulos e funcionalidades para os sistemas de informações; desenvolver e aperfeiçoar a infraestrutura de TIC; implantar governança referente aos sistemas de informações e a infraestrutura de redes; desenvolver avaliação e melhoria da performance dos sistemas SIG-UFRN; desenvolver soluções de automação para processos e serviços; implantar a política de segurança de informação; desenvolver e gerenciar projetos de pesquisa e inovação para os sistemas de informação e infraestrutura de redes.
“No futuro, existe a possibilidade de incluir outros módulos, a exemplo do Sistema de Administração, que fornecerá informações sobre frota, patrimônio, almoxarifado, dentre outros. O Projeto será implantado, inicialmente, para a extensão e pesquisa. Na sequência, será desenvolvido o módulo da graduação. Estima-se um período de três anos para a implantação completa do Sistema SIGAA na Uesc”, conclui o professor Gustavo Lisboa.