TRE-BA realiza plantão de atendimento neste sábado em Salvador e outras cidades

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza, neste sábado (23), plantão de atendimento aos moradores de Salvador. Os cartórios eleitorais vão funcionar das 8h às 14h, sem necessidade de agendamento. Para tanto, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência.

O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso dos cidadãos aos serviços da Justiça Eleitoral, garantir a emissão do título e a regularização do documento antes de 4 de maio, data-limite para realizar as solicitações.

Somente na capital baiana, 267.680 eleitores, estão inaptos a participarem das eleições, de um total de 1.928.771. De acordo com o TRE, em toda Bahia são 1.629.170 eleitores que precisam resolver pendências com o título para conseguirem votar. Essas pessoas tiveram títulos cancelados por não terem feito o cadastro biométrico ou não comparecerem nos últimos três pleitos.

Outras cidades

Além da capital, há caminhões do projeto “TRE em Todo Lugar” em outras cidades baianas, até às 16h deste sábado:

Ipibeba – na Praça da Rodoviária

Ilhéus – Avenida Litorânea Norte, bairro Malhado

Candeias – Praça Doutor Gualberto Dantas Fontes

Atendimento

Antes de buscar os serviços, o eleitor deve verificar sua situação cadastral, o que pode ser feito pelos canais virtuais de atendimento do TRE-BA. Para isso, é possível contar com o auxílio do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), disponível pela internet, e pelos aplicativos de mensagem instantânea Telegram e WhatsApp (71 3373-7000).

A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Título Net e pela Central Telefônica, que funciona no número oficial do TRE-BA (71) 3373-7000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Criado para dar suporte às zonas eleitorais, o NAVE foi criado em agosto de 2021. O serviço auxilia o público no pagamento de débitos eleitorais e na emissão de certidões disponíveis no cadastro eleitoral.

Por meio do sistema também é possível solicitar a regularização do título de eleitor e alterar o cadastro eleitoral. Assim como no presencial, o serviço que deve ser executado até 4 de maio. A partir do dia 5 de maio, 150 dias antes do pleito, os serviços serão suspensos, como é previsto em lei. Por G1 BA.

Foto: Divulgação