Itabuna: Idosa de 88 anos tenta provar ao INSS que está viva

Segundo a neta de Maria Antônia, um técnico do instituto de Itabuna teria dito que ela não teria mais direito aos benefícios não pagos nos últimos dois anos.

Ainda segundo Viviane, não está sendo fácil encarar os obstáculos colocados pelo INSS.

“Explicamos a situação a eles, já apresentamos tudo, inclusive levamos também a documentação dela dizendo que a gente tinha feito a prova de vida e que poderia dar prosseguimento aqui, mas quando chegou aqui, eles simplesmente disseram que a gente tinha que aguardar”, afirmou.

Mesmo depois de ter feito tudo que o órgão pediu, como transferir o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) a partir do novo domicílio, ainda assim Maria Antônia continua como morta há mais de 15 anos para o INSS.

Viviane está no último semestre do curso de psicologia e está acostumada a lidar com demandas burocráticas. Mesmo assim, ela diz que é difícil entender a resistência do INSS em reconhecer um possível erro e restaurar o direito da avó dela.

“Minha vó não tem condições nenhuma de ficar sem receber o benefício dela. Nós da família que ajudamos, mas assim, minha vó tem as necessidades de remédios dela, é um direito dela receber esse benefício”, desabafou a neta de Maria Antônia.

“Então está sendo uma situação constrangedora e a gente quer uma solução e uma resposta”.

Em nota INSS de Itabuna disse que o cancelamento do benefício de Maria Antonia aconteceu por causa de uma falha de registro de informações de óbito causada pela coincidência de dados cadastrais com a titular de outro benefício, essa sim falecida.

Ainda segundo o INSS, assim que foi identificada a necessidade da comprovação de vida, a idosa foi convocada a comparecer a uma agência da Previdência Social, mas isso não aconteceu no prazo estipulado e por isso o benefício foi cortado.

O INSS informou ainda que foi identificada uma prova de vida alguns meses depois da identificação e que tem tomado providências para a reativação do benefício e a regularização dos pagamentos nos próximos dias. Por G1.BA.

Foto: Reprodução/TV Santa Cruz