Site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia é invadido por hackers

Ação é assinada pelo “Slayers Brasil”. Situação foi percebida neste sábado. Página da Polícia Civil também foi derrubada. SSP acompanha situação.

site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) é alvo de uma ação de hackers, segundo observado na tarde deste sábado (8). A ação é assinada pelo grupo “Slayers Brazil”.

A página, de fundo branco, tem como figura central um homem saindo de um computador com um bastão na mão. A música “Porcos Fardados”, composição de Marcelo D2 na banda Planet Hemp, serve de trilha sonora.

Há um botão de compartilhamento para o Facebook, com indicação de 950 curtidas até as 15h deste sábado. A ação foi registrada pelo grupo em uma publicação em seu perfil na rede social, segundo o site G1.com.

O endereço http://www.acadepol.ssp.ba.gov.br/, da Polícia Civil, também é alvo do protesto.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia  Civil e com o apoio da Superintendência de Inteligência, já iniciou as investigações sobre o ataque a 21 sites institucionais do Governo do Estado, ocorrido nesta quinta-feira (20). Os criminosos atuaram redirecionando a página inicial (home) desses canais para outro site, com ataques ao Executivo baiano.

De acordo com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), não houve alteração da estrutura interna dos sites das secretarias, órgãos e empresas estaduais, que permanecem preservados. Também não foi diagnosticado acesso, vazamento ou apagamento de dados públicos. Técnicos da Prodeb, onde ficam hospedados os sites institucionais do Governo do Estado, também atuam para identificar a origem do ataque e solucionar o problema com a maior brevidade possível. Os sites atacados foram temporariamente desativados e serão reativados ao longo do dia.

Foto: Reprodução SSPBA