A Defesa Civil de Itabuna, no sul da Bahia, tem trabalhado no levantamento das famílias afetadas pela enchente. Segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (5), são mais de mil casas com a estrutura comprometida na cidade.
“A água veio até certo meio aqui, as casas de baixo ficaram todas comprometidas. [A chuva] Abalou as estruturas das lajes”, disse o pedreiro Ailton Santos.
O relato de Ailton Santos, morador da rua Cajueiro, no bairro Nova Ferradas, é o mesmo que vários moradores de Itabuna têm feito nas últimas semanas, principalmente aqueles que ainda não sabem se vão conseguir voltar para as casas atingidas pela enchente do rio cachoeira e os que estão com medo de continuar nos imóveis.
A dona de casa, Jacilda Santos, precisou deixar o imóvel onde mora às pressas porque a água invadiu tudo e derrubou o muro do quintal. A mulher já retornou, mas está assustada. “A minha parede da cozinha despencou, o meu neto quebrou os dois cadeados para ajeitar algumas coisas dentro de casa, o fogão e o congelador”, contou.
De acordo com a Defesa Civil, cerca de 1.063 casas em Itabuna estão com a estrutura comprometida de alguma forma. No bairro da Bananeira 626 casas foram afetadas pelas chuvas.
Para que a equipe da Defesa Civil vá até o local, o morador precisa agendar um horário através do telefone 153. Depois da visita, o órgão emite um laudo que vai atestar se a casa está ou não em condições de habitação. As pessoas que têm o imóvel condenado, pode receber o aluguel social, no valor de R$ 440.