Depois de atuar intensamente na para localizar e reparar o defeito na rede de energia elétrica que abastece a Estação de Captação de Água Bruta de Rio do Braço, distrito de Ilhéus, a Gerência Técnica da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) vai retomar ainda na noite de hoje, dia 27, o abastecimento de água em Itabuna. Será dada prioridade a hospitais e aos bairros mais afetados pela cheia do Rio Cachoeira.
De acordo com o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, com o sistema elétrico reestabelecido, os hospitais e os bairros que mais sofreram com a enchente, receberão água no decorrer desta noite. “Depois de enfrentar todo esse contratempo no nosso sistema de captação, vamos retomar o fornecimento de água em pouco mais de duas horas, priorizando os hospitais da Santa Casa, o Base e a Maternidade Mãe Pobre. Além disso, os bairros que mais sofreram com a cheia do Cachoeira”, disse.
Nesta segunda-feira, os bairros que terão prioridade no abastecimento são Mangabinha (parte baixa), Vila Zara, Conceição, Bananeira e Banco Raso. A parte baixa do centro da cidade também será atendida, a exemplo das avenidas do Cinquentenário, Fernando Cordier e suas transversais, ruas Paulino Vieira e Vitória e Praça Adami.
Consequentemente os bairros que estão nas redes que abastecem os hospitais e os locais atingidos pela cheia do Rio Cachoeira também serão beneficiados com o fornecimento de água.
Já os bairros localizados na zona sudeste de Itabuna, que recebem água da Estação de Captação de Nova Ferradas, que sofreu danos no painel de eletricidade, terão o fornecimento, gradativamente, iniciado nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, dia 28. São eles: Nova Ferradas, Ferradas, São José, Nova Esperança, Maria Matos (Rua de Palha) Morumbi e os condomínios residenciais Jubiabá, Gabriela e Top Park.