As chuvas nos afluentes do Rio Cachoeira ontem, dia 22, aumentaram o nível das águas do rio, arrastando detritos e muitas baronesas, planta aquática de nome científico Eichornia cressipes. Com isso, as bombas que auxiliam na captação de água na estação de Nova Ferradas sofreram entupimento e tiveram que ser paralisadas para o processo de limpeza.
O trabalho nos equipamentos, terminou por comprometer o abastecimento de água em alguns bairros da zona sudoeste da cidade de Itabuna, principalmente Ferradas, Nova Ferradas e os condomínios residenciais Jubiabá e Gabriela.
De acordo com o gerente técnico da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), João Bitencourt, uma equipe atuou durante todo o dia para eliminar as plantas aquáticas das bombas, principalmente as que se enroscaram. “Geralmente, quando o nível do rio aumenta temos esse contratempo. Isso termina gerando atrasos no nosso cronograma de fornecimento de água em alguns bairros da região de Ferradas”, diz Bitencourt.
A equipe da Gerência Técnica vem monitorando as condições climáticas através dos institutos de meteorologia, já que existe a probabilidade de que o nível do Rio Cachoeira volte ao normal e o atraso no abastecimento de água nos bairros da zona sudoeste da cidade seja normalizado no decorrer desta quinta-feira, dia 23.