A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, por meio da Superintendência de Serviços Públicos, retomou nesta quinta-feira, dia 11, a operação tapa-buracos em alguns locais de Itabuna com a trégua nas chuvas dos últimos dias. Há 15 dias, a operação havia sido iniciada, mas acabou interrompida.
Desde a manhã de hoje que as equipes trabalham intensamente na recuperação de trechos das avenidas Roberto Santos, no Pedro Jerômimo, e Ilhéus, no centro da cidade, com o recorte geométrico do asfalto danificado com a sua remoção seguida da aplicação de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). Mais duas equipes serão incorporadas à força-tarefa, totalizando quatro.
O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, afirma que se a estiagem se mantiver, os serviços serão expandidos para outras áreas, incluindo a Avenida Bionor Rebouças, principal ligação com a Avenida Ilhéus. Ele reconheceu que as chuvas da quinzena prejudicaram ainda mais as condições da via.
No prolongamento da Avenida Manoel Chaves, entre a Princesa Isabel e a Roberto Santos, a Prefeitura começou a aplicar o expurgo para melhorar as condições de tráfego de pequenos veículos. Há anos, o trecho foi pavimentado com paralelepípedos que não resistem à influência de brejos aterrados sem drenagem alguma, deixando os terrenos úmidos, situação que se agrava sob chuvas.