Somando 184 inscrições de estados de todas as regiões do Brasil, o Festival de Dança Itacaré – Edição IX divulga a lista dos selecionados para as categorias Dança Filmada e Performance Gravada. Publicado em ordem alfabética, o resultado da curadoria está disponível no site https://festivaldedancaitacare.com.br/ANO-IX/.
A lista de aprovados conta com grupos e artistas da Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo. Entre os critérios considerados para as seleções estavam territorialidade, importância de cada movimento e ação no contexto local e nacional. “O principal não é o diferente, mas o que faz a diferença dentro da programação”, destacou o curador-condutor Valmilson Péricles.
Em sua nona edição, o Festival de Dança Itacaré inova na composição da sua equipe curatorial. Com membros de Itacaré e de Ilhéus, ela traz múltiplas vozes e olhares para o processo seletivo. Os curadores-condutores foram Arionilson Xixito, Miquiba Cruz, Valmilson Pericles e Verusya Correia. Já os curadores foram Ana Cláudia Conceição, Bianca Lavigne, Érica Ocké, Imara Queiroz, Jaana Rocha, Keu Apoema, Ney Rodrigues, Paulo do Pão, Taynah Melo e Tião.
A experiência curatorial, que começou no dia 02 de outubro, mostra a potência criativa do território brasileiro. “A equipe do festival agradece imensamente todos os inscritos. Cada trabalho foi enriquecedor, abrindo espaço para posicionamentos, escutas, visualidades, embates, pontos de inflexão. Nosso desafio na realização do Festival de Dança Itacaré é criar medidas para ampliar possibilidades de diálogo criativo entre diversas camadas sociais, gerações e culturas, reunindo curadores e curadores condutores que selecionaram as propostas enquanto sujeitos sociais, a partir de seus contextos locais”, complementou a diretora artística, Verusya Correia.
Em função do contexto da pandemia, o Festival de Dança Itacaré – Edição IX vai acontecer em modalidade on-line. A iniciativa se apresenta como um encontro de dança, entendido como espaço maleável, lugar de improvisos, um espaço sensorial, que por sua vez possibilita novas experiências, menos formalismo e discussões sobre a criação coletiva.
Entre os dias 08 e 14 de novembro, o público poderá acompanhar oficinas, palestras, performances, danças filmadas, além do lançamento do documentário sobre o processo da curadoria. Apesar de ser um evento gratuito, algumas atividades do Festival de Dança Itacaré – Edição IX terão inscrições limitadas. As informações serão publicadas no site oficial.
O projeto Festival de Dança Itacaré – Edição IX tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Foto: Wilson Oliveira