Prefeitura alerta para o cronograma de vacinação contra a Covid-19 em Itabuna

A Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde continua com o calendário de vacinação contra o Covid-19 em Itabuna com datas, locais e horários estabelecidos para os diferentes públicos. A imunização acontece nas Unidades Básicas e de Saúde da Família entre as 8 e 11h e das 13 às 16h.

Alcança gestantes e puérperas, adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidade e adolescentes com idade a partir de 12 anos sem comorbidade. Os adolescentes devem estar acompanhados por um responsável maior de 18 anos.

Segundo a coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, o cronograma iniciado na segunda-feira, vale até sexta-feira, dia 8. É necessária a apresentação da Carteira de Identidade (RG), CPF ou cartão do SUS e um comprovante de residência que pode ser em nome dos pais.

Os portadores de alguma comorbidade devem apresentar também relatório médico de até seis meses da emissão. As gestantes precisam apresentar relatório médico atestando a gravidez ou fotocópia do ultrassom/cartão pré-natal assinado e carimbado pelo médico ou enfermeiro e as puérperas devem ter em mãos a fotocópia da certidão de nascimento da criança.

Camila Brito informa ainda que às terças e quintas-feiras acontece a repescagem da primeira dose contra o Covid-19 para as pessoas com idade a partir de 18 anos. Ainda nesta semana, continua a aplicação das segundas doses das vacinas Oxford, Coronavac e Pfizer para os que receberam a primeira dose dessas vacinas.

Amanhã, dia 7, devem receber a dose do reforço os trabalhadores da saúde em atividade, maiores de 60 anos e que atuem nos hospitais Calixto Midlej Filho (9 às 12h), Manoel Novaes (8 às 11h) e Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (8h30 às 11h30).

A coordenadora da Rede de Frio orienta a população para que complete o esquema vacinal, tanto da segunda quanto da terceira dose dos imunizantes. Isto é fundamental para uma proteção contra casos moderados e graves do novo coronavírus. “As doses estão disponíveis em locais previamente divulgados, inclusive nas unidades de saúde dos diversos bairros de Itabuna”, conclui.