A Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos Municipais (Arserpi) tem intensificado seu trabalho de fiscalização de alguns dos serviços que mais são demandados pelos itabunenses. Segundo explica o superintendente da Arserpi, Humberto Matos, pelo fato de serviços como transporte coletivo, saúde e Emasa, por exemplo, terem uma grande demanda da população, consequentemente também passam a ser alvo de reclamações.
“Daí a importância da Arserpi analisar cada situação e averiguar os diferentes aspectos de cada serviço prestado. No transporte coletivo, por exemplo, fiscalizamos se a frota disponibilizada para população condiz com o contrato, se os veículos possuem leitura facial e ar-condicionado, entre outros itens”, informa.
E cita que a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) já foi alvo de fiscalização. “Analisamos a estrutura, a oferta de serviços, dentre outros serviços relacionados ao primeiro semestre deste ano. A conclusão deste trabalho apontou avanços da empresa, apesar das dificuldades enfrentadas em razão do período pandêmico”, observou.
O superintendente acrescentou que a Agência de Regulação, Controle e Fiscalização também tem o papel de colaborar e cooperar de forma direta com outras secretarias municipais. “Na área da saúde, por exemplo, daremos início a outro trabalho com o objetivo de fiscalizar os serviços que são prestados na forma de convênio”, informou.
O superintendente Humberto Matos finaliza lembrando que a Arserpi tem uma área de atuação muito ampla, sua atuação pode ser feita de forma espontânea, mas também pela estimulação da população por meio da Ouvidoria Geral do Município. “Nosso papel não é atuar em casos particulares, mas em situações que estejam afetando a população”, observou.