A Divisão de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde iniciou pelos protetores de animais e ONGs, nesta sexta-feira, dia 20, a Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos, a partir de três meses de vida. A partir de amanhã, às 8 horas, as equipes começam o trabalho na zona rural da Fazenda Progresso e assentamentos Manoel Chinês e Agrafam, no semianel rodoviário.
Todos os animais de estimação (cães e gatos) devem ser imunizados. As exceções são cadelas no último terço da gestação, animais com enfermidade como a diarreia ou que estiverem usando antibiótico. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar o maior número de animais domésticos neste e no próximo mês, quando serão intensificadas as ações contra a raiva.
A diretora do Centro de Zoonoses da Prefeitura de Itabuna, Ellen Gleicer Lima Santos, orienta os donos ou responsáveis por pets a ficarem atentos ao calendário da imunização que ocorrerá a cada dia em uma das unidades de saúde, sempre das 7 às 16h. As datas de cada bairro serão divulgadas gradativamente.
Ela explica que se deve cuidar e proteger os bichinhos, principalmente no que se refere à saúde deles. Ellen lembra que a raiva é uma doença incurável e fatal em 100% dos casos e que pode acometer qualquer mamífero, incluindo o ser humano. “A vacina ainda é a única arma eficaz para essa doença perigosa, além de ser distribuída gratuitamente nas Unidades Básicas e de Saúde da Família”, acrescenta.
No início deste ano, o município lançou o projeto de imunização volante que alcançou diversos bairros, reforçando e ampliando a cobertura vacinal dos pets. Durante cerca de três meses nos bairros de Itabuna, mais de 3.700 animais entre cães e gatos foram vacinados contra a raiva. “Nesse período, a comunidade atendeu ao chamado. Esperamos que ocorra o mesmo durante essa nova campanha”, afirma a diretora do DCZ.