Ameaçada de cair a qualquer momento, a ponte do Rio Cururupe preocupa a comunidade local e a Prefeitura de Ilhéus, que já acionou a Embasa para realizar, em caráter de urgência, o reparo total do acesso. O Município oficiou a empresa após diversas tratativas e em ocasiões pontuais para intervir de forma imediata, contudo o trabalho ainda não foi iniciado.
Os moradores relatam lentidão na execução do serviço por parte da Embasa, única responsável pelos problemas, oriundos da ruptura contínua da tubulação e falta de manutenção adequada. Conforme laudo técnico elaborado pela Defesa Civil, “a existência de vários rompimentos do tubo de água, que se encontra localizado na ponte de dentro do Cururupe, ocorreram de forma repetida, o que ocasionou o processo de erosão”.
Estado deplorável. Essa é a condição relatada pelos moradores. “O vazamento da Embasa acabou derrubando a cabeceira [contenção] da ponte e até hoje não consertaram nada”, desabafou Vivaldo Almeida. Segundo Nice Cordeiro, há cerca de três meses o cenário se agravou. “A nossa situação é muito grave. Nós precisamos de uma solução”, clamou a moradora.
No relatório consta ainda que o acúmulo de água causado pelo defeito na encanação deixou a área mais úmida do que o normal. Dessa forma, a morosidade no processo de manutenção provocou a infiltração da estrutura, agravando os problemas. No dia 18 de junho do ano em curso aconteceu o desmoronamento da contenção existente.
Ressalta-se que além das notificações enviadas à concessionária, a Prefeitura vistoriou a área e promoveu reuniões com a diretoria para chegar a um denominador comum. Durante audiência ocorrida no mês passado com a presença do prefeito Mário Alexandre e mediante solicitação direta do gestor, foram apresentados projeto e orçamento para a contenção e recuperação total da ponte, com reparo dos guarda-corpos laterais, pintura e pavimentação em concreto do trecho.
Na sexta-feira (6), a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra) entregou o orçamento completo do projeto de contenção e recuperação da ponte e novamente cobrou intervenção imediata da Embasa. Destaca-se que a concessionária é responsável por todas as fases do serviço, contudo, para dar celeridade ao trabalho a Prefeitura incumbiu-se de elaborar o projeto básico e a previsão de orçamento.
Cabe lembrar que a Embasa não se exime de possíveis acidentes, tendo em vista o grande risco que o desabamento da ponte representa e comprovada a necessidade de intervir urgentemente na área. Há duas semanas a Autarquia de Transporte e Trânsito interditou a ponte para evitar mais danos. De acordo com os moradores, no último final de semana houve novo vazamento.
A Prefeitura de Ilhéus segue cobrando de forma constante à Embasa providências e urgência na realização dos serviços, a fim de devolver as condições de locomoção e dar segurança a toda a comunidade. Conforme Felipe Madureira, gerente da Unidade Regional de Itabuna, foi iniciada a cotação para contratação de empresa especializada na execução do trabalho.