Levantamento mostra durante este segundo mandato do governador, 31 promessas foram cumpridas em parte e 77 ainda não foram cumpridas.
Em dois anos e meio do segundo mandato, Rui Costa cumpriu 36 das 144 promessas feitas durante campanha —
Faltando um ano e meio para concluir a segunda passagem como titular do Poder Executivo na Bahia, Rui Costa ainda não cumpriu 77 promessas, o que representa 53,5% do que foi prometido. Trata-se de um acompanhamento durante a gestão. A avaliação final será feita ao término do mandato.
O levantamento, exclusivo do G1, monitora o que foi prometido pelo governador do estado, tanto no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto em entrevistas e debates com a participação de Rui. Clique aqui e veja aqui o levantamento.
Direitos Humanos e Sociais e Educação e Cultura são algumas das áreas que tiveram mais promessas cumpridas. Já Segurança Pública e Esporte estão entre as áreas mais atrasadas.
Na página especial é possível verificar as promessas e conferir o status de cada uma delas em janeiro de 2020, um ano após o início da segunda gestão, e em julho de 2021, dois anos e meio depois do início do segundo mandato.
Nota do Governo do Estado
Por meio de nota, o Governo do Estado disse que apesar das dificuldades oriundas da crise econômica instalada no país e ajustes orçamentários em razão das ações de enfrentamento à pandemia, Rui Costa segue à frente no cumprimento das promessas de governo em relação aos outros gestores públicos estaduais do país. O balanço nacional feito pelo portal G1 divulgado neste sábado (3) mostra que, em dois anos e meio de mandato, o governador da Bahia cumpriu 36 promessas de campanha. Em segundo lugar está São Paulo, com 22 e, em terceiro, empatam Amazonas e Maranhão, com 18.
Dentre as promessas cumpridas pelo Governo da Bahia desde o primeiro ano do segundo mandato estão: criar o Programa Estadual de Combate ao Racismo Institucional; implantar ao menos um curso de formação profissional em cada unidade escolar do ensino médio; e finalizar a construção da Ponte Jorge Amado, em Ilhéus.
“Essa liderança é resultado de muito trabalho não só da minha parte, mas de todos os órgãos do Estado que, apesar das adversidades, não esmoreceram diante das dificuldades. Na próxima semana vamos inaugurar mais uma policlínica, entre outras obras que, diga-se de passagem, vão além do programa de governo. Seguiremos com total empenho para entregar ao povo baiano o que ele merece”, afirma Rui.
Por G1 Bahia.
Foto: Reprodução/TV Bahia