Nesta sexta (02), de acordo com a denúncia da Folha de São Paulo, pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.
Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.
Em Itabuna foram 78 pessoas que tomaram vacina com lote vencido. Como se não bastasse denuncias de profissionais de saúde que fingiam aplicar a vacina, mas sem liquido nenhum dentro das seringas, agora essa de tomar o imunizante com validade vencida.
Para saber se você foi infelizmente “contemplado” com esta dose, basta conferir na sua carteira de vacinação que lá consta o lote e a marca da vacina que foi aplicada, informações obrigatórias para acompanhamento do Ministério da Saúde.
Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento, de preferência local onde recebeu a vacina.
Fonte: Folha de São Paulo