Com objetivo de melhorar o visual da cidade e diminuir riscos de acidentes provocados por galhos, especialmente em períodos chuvosos, a Superintendência de Serviços Público da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo Prefeitura de Itabuna intensifica a poda de árvores em vários pontos cidade.
Na sexta-feira passada, dia 11, a equipe trabalhou ao longo das avenidas Aziz Maron, Mario Padre e Fernando Cordier, ao longo da Beira Rio. O mesmo trabalho também foi feito na semana passada no Bairro Santo Antônio, praças do Sarinha Alcântara e próximo à Unidade Básica de Saúde Lavignia Magalhães, no Bairro Conceição.
O titular da superintendência de Serviços Públicos, Francisco de Souza Lino Filho, explica que o trabalho é preventivo e consiste na eliminação de ramos mortos, danificados ou doentes e, em alguns casos, há a remoção de parte da árvore comprometa a segurança das pessoas e também da rede elétrica. Mas, até agora não houve remoção de árvore onde o serviço já foi executado.
O diretor de Limpeza Pública, Lázaro Alcântara, que também acompanha o trabalho, citou outro problema gerado por árvores sem poda: o excesso de folhas que caem e terminam por sujar as calçadas, dificultando a limpeza das áreas e podem entupir bueiros e provocar alagamentos em dias de chuva e ainda comprometer a fiação elétrica na rede pública.
“A falta de manutenção e o descuido em relação à arborização na cidade, além de gerar acidentes envolvendo veículos, põe a vida de pessoas em risco e pode atrapalhar a iluminação e a sinalização das vias, a circulação de pedestres nas calçadas e ainda deixar a cidade com a aparência de mal cuidada”, justifica o diretor da Limpeza Pública.
Para concluir, Lázaro lembra que uma cidade arborizada, além de proporcionar um visual bonito nas praças, jardins e avenidas, promove conforto térmico, segurança e uma melhor qualidade de vida para seus habitantes.
Foto: Alex de Sousa